Comunicado sobre documentos falsamente atribuídos ao SISMUF
No dia 23 de setembro, o SISMUF divulgou em suas redes sociais o seguinte comunicado sobre falsos documentos atribuídos ao sindicato, divulgados com o interesse de informar sobre o Imposto Sindical.
Segue o comunicado:
???? O SISMUF tem sido surpreendido com servidores entregando documentos que, supostamente, teriam sido escritos pela entidade.
???? E o que é pior: quem os escreveu e distribuiu usou, sem permissão, os dados do SISMUF. Trata-se de um documento falso sobre imposto sindical.
???? Vamos à verdade dos fatos:
1️⃣ O imposto sindical nunca acabou. Ele deixou de ser obrigatório em 2016. A partir desta data é permitida a cobrança, mas cada trabalhador paga se quer.
2️⃣ O dinheiro arrecadado com o imposto sindical não fica nos sindicatos. Como é um imposto, quem arrecada é o governo e, depois de ficar com sua parte, distribui entre sindicatos, federações e centrais sindicais.
3️⃣ O STF não votou a volta do imposto sindical. Não caia em fake News de veículos de imprensa e políticos mal-intencionados.
4️⃣ O STF votou se era legal ou não sindicatos cobrarem contribuição assistencial e contribuição negocial, além da mensalidade.
5️⃣ O STF decidiu que é legal a cobrança, desde que aprovada em assembleia da categoria e permitida a opção do trabalhador em não pagar.
6️⃣ O SISMUF, desde 2016, optou em não cobrar nem imposto sindical, nem contribuição negocial, nem contribuição assistencial.
7️⃣ O SISMUF cobra apenas a mensalidade dos sócios, por isso os serviços do SISMUF são exclusivos aos associados.
????????♂️ Se, futuramente, houver a decisão de cobrar outras contribuições, o SISMUF o fará dentro da legalidade, ou seja, ouvindo a categoria e permitindo que quem não quiser pagar, não pague.
‼️ Não seja usado como massa de manobra de veículos de imprensa, políticos mal-intencionados ou, até mesmo, de colegas desinformados.
⚠️ POR FIM, O SISMUF NÃO ESTÁ ENVIANDO DOCUMENTO A NINGUÉM, NÃO AUTORIZOU QUE TERCEIROS O FAÇAM E TAMBÉM NÃO ESTÁ REALIZANDO COBRANÇA DE CONTRIBUIÇÃO.
✅ Em caso de dúvida entre em contato conosco.